23 de março de 2011

Indústria da Carnificina

Sempre engajado no ativismo em prol da proteção animal, Paul McCartney produz e lança o mini-documentário "Glass Walls - Paredes de Vidro" para informação e conscientização global acerca da realidade sobre a "indústria da carne". Como ele mesmo diz no documentário, "Se os abatedouros tivessem paredes de vidro seríamos todos vegetarianos". O tom aqui é de denúncia dos bastidores da "indústria da carnificina" (abatedeouros industriais) e de conscientização social, trazendo uma proposta, não de uma conversão radical planetária ao vegetarianismo, mas sim a redução gradual do consumo de carne na alimentação global, além da e a abertura de uma discussão planetária acerca do tratamento irracional, imoral  e hediondo empregado na mesma.



Um filme-documentário de maior abrangência é "Earthlings - Terráqueos" de 2005. Produzido por Shaun Monson, com narrativa do ator Joaquim Phoenix, o filme mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. O filme faz estudo detalhado das lojas de animais, das fábricas de filhotes e dos abrigos para animais, assim como das fazendas de criação de gado, suinos, frangos, aves, do comércio de peles e de couro, das indústrias da diversão e esportes, e finalmente, do uso médico e científico.  "Terráqueos" usa câmeras escondidas para detalhar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, todas visando o lucro com os animais. (fonte: http://www.terraqueos.org/ - site oficial do filme: http://www.earthlings.com/) .



"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados. "
(Mahatma Gandhi)
(RL)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito triste ver o que um ser humano é capaz de fazer!! Chorei e contínuo chorando... Não só pelo o que esses animais sofreram... Mas pelo o que o mundo se transforma... Cada vez pior!

Unknown disse...

Olha, não vejo problema em consumir carne e sim nesse consumo desenfreado e sem qualquer necessidade, pois uma coisa é você se alimentar porque precisa e outra é você matar os animais para simplesmente lucrar com eles...