4 de abril de 2012

Roger Waters - "The Wall" 2012


 
Roger Waters - The Wall, SP, 01/04/2012

Um murro na cara sem precedentes, extrapolando qualquer expectativa. As críticas a ordem sócio-político-econômica mundial e seus reflexos sobre a humanidade são brutalmente o eixo central de todo o show. Os mais desavisados que compareceram ao show esperando alguns hits Floydianos tiveram um choque de realidade expurgada através da dinâmica do álbum executado integralmente em grandiosa performance de Waters e sua grande banda.

Tudo estava lá, desde o imperialismo, o totalitarismo, a guerra e as instituições globais dominantes até as micro-historias solitárias e pessoais das personagens reais e comuns vitimadas no cotidiano pelo sistema exposto e dissecado por Waters de maneira incisiva, num clima tenso, perturbador e efusivo que transcorre quase todo o show.

Waters, assim como Lennon, sao raros músicos que abdicaram do ínfimo status de celebridades pop para assumirem um papel consciente e engajado como ativistas humanitários e libertários globais, se servindo do próprio megaesquema massivo do showbusines a seus propósitos pessoais e existenciais.

Megaprodução de palco, animações, filmes e imagens, luzes e pirotecnia deixaram o público em lotação embasbacado. E mais um vez, com o melhor som em termos de definição, potência e qualidade já vistos em concertos a céu aberto, num sistema quadrophônico com PAs em 360o. pelo estádio que faz o ouvinte se sentir literalmente dentro do som.

Um artista revolucionário, visivelmente provocado e ativo contra a ordem que o engloba, fazendo de sua música, mais do que sua arte e expressão, sua explicação e seu sentido pessoal no mundo no qual vive.  

(RL)

Nenhum comentário: